Como iniciar uma franquia?

Como iniciar uma franquia?

12 August, 2017

 

Image result for franquias

Para abrir uma franquia , é necessário seguir alguns passos, desde a ideia inicial do negócio, até a inauguração da franquia, para a segurança do investimento feito e para o sucesso do empreendimento.

O primeiro passo para iniciar uma franquia é preencher uma ficha de cadastro no site da marca que tem interesse, já que a marca poderá avaliar o candidato e ver se o mesmo se encaixa no tipo do negócio. Quanto mais perguntas lhe forem feitas, melhor, pois a chance de não adaptar-se a franquia.

Caso a marca aprove o perfil do empreendedor, chamará o candidato para uma reunião. Então o candidato recebe a COF (Circular de Oferta de Franquia) que tem informações cruciais sobre a empresa, além de uma minuta do contrato.

Ao receber a minuto é necessário analisar alguns detalhes como, balanços do franqueador dos últimos anos, valores que devem ser pagos (como taxas, royalties e publicidade), o treinamento oferecido, a relação com os fornecedores, possíveis pendências judiciais que a empresa tenha e o contato de ex-franqueados que se desligaram recentemente.

É necessário questionar o franqueador sobre algumas questões como qual a estrutura para fornecer o suporte para o empreendedor, se existe um manual de operação, qual a duração do treinamento, se o negócio é afetado pela sazonalidade, a quantidade de franquias que está a venda e como crescerá de modo sustentável.

É importante não se contentar apenas com os contatos dos franqueados indicados pela COF e procurar visitar algumas outras unidades da empresa e usufruir do serviço como um cliente normal e observe o atendimento, os produtos e a opinião de outros consumidores. O prazo para avaliar as informações da circular de oferta da franquia é de dez dias, antes que esse prazo termine nenhuma taxa deve ser paga.

Conversar com franqueados sobre o dia-a-dia, a entrada na empresa e outras situações é necessário para obter um outro ponto de vista sobre a empresa e a quantidade de capital de giro necessária, se o suporte dado pela franqueadora é necessário, se os fornecedores são satisfatórios, o faturamento e outras questões do tipo.

Analisar de maneira minuciosa o contrato é necessário, até mesmo para saber qual será a relação com o franqueador, As cláusulas normalmente são padronizadas, com pouca margem para mudanças, mas é sempre possível negociar taxas. A taxa deve ser pago no momento em que o contrato for selado. Após fechar o acordo, o franqueado recebe um cronograma com os passos a serem seguidos e nele estarão contidos os prazos para abrir a empresa, contratar funcionários, reformar o ponto e implantar sistemas, o processo leva em média 100 dias.

É necessário prestar atenção em alguns tópicos como a responsabilidade do franqueado com a empresa, o fornecimento de produtos, ao sair da rede, quanto tempo é proibido atuar no ramo, como é realizada a recisão, além de uma possível venda da franquia.

A abertura da empresa é feita antes da inauguração, para que obrigações fiscais e trabalhistas sejam cumpridas.

Após o treinamento, é importante continuar estudando antes da estreia da franquia, reler o manual fornecido e estudar sobre o ramo em que se irá atuar, para estar preparado para adversidades do dia-a-dia.

Com todo o estudo, a assinatura do contrato realizada e todos os processos legais cumpridos chega a hora de inaugurar a loja. Dedique-se ao empreendimento e continue estudando o mercado e colocando em prática para não ficar desatualizado, mantenha contato com donos de outras unidades e não exite em pedir ajuda ao franqueador. Após o funcionamento é necessário pagar royalties para o franqueado pela marca e pelo sistema, além da publicidade.