Desenvolvendo técnicas de vendas para aplicar na linha de frente do seu negócio

Desenvolvendo técnicas de vendas para aplicar na linha de frente do seu negócio

14 August, 2017

Vender é muito mais que fazer ofertas de prestação de serviços e/ou produtos. Vender é fazer oferta de soluções inteligentes a fim de atender as necessidades da clientela.

O “ser vendedor” é um assunto polêmico, já que alguns acreditam que para exercer essa função é preciso ter dom, enquanto outros crêem que vender é para quem não tem outra opção. Para quem entende uma venda como muito mais do que a oferta de um serviço ou produto, vender é o desenvolvimento de técnicas que tem como objetivo impactar a vida dos clientes com soluções pensadas para eles.

Para ser um bom vendedor, o primeiro passo é ser um total expert em sua área. Seja qual for o bem ou valor gerado pela sua oferta, você precisa ser, no mínimo, a pessoa mais capacitada de todas para tratar desse assunto. Seja o melhor nas suas negociações, tendo completo domínio sobre todos os aspectos de seu produto e/ou serviço. Capacite-se sempre.

Valor é diferente de preço

Um erro comum é confundir preço com valor. O preço remete à representação monetária ou gasto causado pela aquisição de algo. Por ser apenas um desembolso financeiro, esse não deve ser o foco de suas negociações.

Por outro lado, o valor é o benefício inerente que a sua solução vai trazer para o seu cliente ao ser adquirida. É sob esse conceito que você deve construir sua venda.

Antes de trabalhar o preço da sua oferta, é preciso que você plante no seu cliente a consciência acerca da questão do valor da solução proposta por você.

Trabalhe o seu cliente

Além de conhecer plenamente a sua área, é importante que você saiba quem é o seu cliente. Isso inclui saber a expectativa dele, o que ele busca com aquela aquisição, quanto está disposto a pagar, quanto acesso tem a outras opções e quais são elas. Coloque seu cliente em cena, fazendo-o imaginar o mundo ideal após a conclusão da venda, ou seja, faça-o obter a resposta positiva acerca da sua solução, fazendo-o chegar na ideia do quão bem o seu produto e/ou serviço o fará.

Para desenvolver-se ainda mais, estude também o conceito de DNA da venda.