Entenda a diferença da proposta de negócio solicitada e não solicitada

Entenda a diferença da proposta de negócio solicitada e não solicitada

26 August, 2017

Pode haver momentos em que sua pequena empresa terá que enviar uma proposta comercial para obter negócios de uma empresa maior ou contrato do governo. Mas o que exatamente é uma proposta comercial e o que deve ser incluído?

Ao contrário de um plano de negócios, que é escrito para administrar sua empresa e aumentar o capital, uma proposta comercial é uma oferta para negócios. Os dois principais tipos de propostas de negócios que podem desenvolver sua empresa, são propostas solicitadas e não solicitadas.

Propostas de Negócios Solicitadas

Uma proposta de negócios solicitada é aquela solicitada pelo potencial cliente ou parceiro de negócios. Por exemplo, uma corporação ou órgão governamental que procuram uma empresa externa para cumprir um projeto ou completar uma tarefa, pode permitir que as pequenas empresas se ofereçam para o negócio.

Como tal, sua proposta de negócios pode ser redigida em resposta a uma proposta aberta colocada no mercado (por exemplo, um pedido de proposta) para os quais outras empresas também competirão por uma chance de ganhar o contrato. As propostas de negócios solicitadas também podem ser fechadas com a oportunidade de ganhar o negócio disponibilizado apenas para um seleto grupo de empresas ou talvez apenas para você.

Propostas comerciais não solicitadas

As propostas comerciais não solicitadas, por outro lado, são propostas que não foram solicitadas especificamente. Em algum momento, sua pequena empresa pode querer fazer negócios com uma empresa maior. Uma proposta comercial bem escrita pode ganhar os corações e as mentes do seu público-alvo.

3 elementos-chave das grandes propostas de negócios

Se você precisa escrever uma proposta de negócios para ganhar uma oferta ou lançar sua empresa para um potencial cliente ou parceiro comercial, você precisará saber o que deve ser abordado e como. Certifique-se de que sua proposta se destaca pela incorporação dos seguintes três elementos:

Soluções: depois de ter escrito um parágrafo principal sobre as necessidades e problemas da empresa, acompanhe uma sólida apresentação de como sua empresa pode fornecer soluções. A chave aqui é prometer soluções que você pode entregar.

Benefícios: Todas as propostas empresariais premiadas descrevem claramente os benefícios de fazer negócios com você. Se sua pequena empresa pode oferecer confidencialidade completa e cumprir prazos apertados, por exemplo, indique-a claramente em sua seção de benefícios.

Credibilidade: Esta é muitas vezes a parcela negligenciada de uma proposta de negócios, mas todas as propostas vencedoras brilham com credibilidade. Se você trabalhou com clientes no mesmo campo ou tem um negócio premiado, então estudos preliminares ou endossos de terceiros criará credibilidade.