Ganhe dinheiro extra transformando seu hobby em um negócio promissor

Ganhe dinheiro extra transformando seu hobby em um negócio promissor

5 September, 2017

 

Quer se trate de fazer música, assar bolos ou reparar móveis, muitos de nós gastam muito tempo e energia em passatempos ou habilidades fora do trabalho. Algumas atividades custam pouco ou nada, enquanto outras podem exigir um investimento considerável. Com algum esforço, você pode converter o seu hobby em uma empresa que renda dinheiro o suficiente para complementar sua principal fonte de renda, ou ainda tornar um hobby seu próprio negócio.

Faça uma lista e escolha uma direção

Comece por fazer uma lista de passatempos que você gosta e habilidades que você domina. Inclua tantas atividades quanto possível, mesmo aquelas que você não suspeitaria poderiam te render algum dinheiro.

Artesanato, joias e móveis são apenas alguns exemplos de produtos que tendem a vender bem. Mas você não precisa criar “coisas” para ganhar dinheiro com um hobby. Muitas habilidades se traduzem em serviços lucrativos. Se você fala uma língua estrangeira, você poderia ser tutor. Se gosta de tocar música, considere oferecer aulas. Se você é um fotógrafo experiente, experimente oferecer seus serviços para casamentos, graduações e outros eventos.

Considere custos e seu mercado

Se você decidir fazer algo manualmente, determine o quanto custa para iniciar o seu negócio, esse será o dinheiro que você não receberá de volta até os itens serem vendidos. Se você está interessado em fornecer um serviço, pense em quanto dinheiro você precisa para investir em suprimentos ou equipamentos.

Você também deverá considerar se existe um mercado para o seu produto. Por exemplo, se toda a sua vizinhança fala o mesmo idioma estrangeiro que você fala, talvez seja necessário procurar estudantes fora da sua área de convívio. Se o seu produto ou serviço escolhido exige marketing, considere os custos que possam estar associados a isso também.

Além da praticidade, certifique-se de escolher uma atividade que você gosta, então você ficará motivado a continuar mesmo nos momentos difíceis.

Conte para as pessoas sobre seu novo negócio

Agora você precisa se conectar com potenciais clientes. Comece por entrar em contato com amigos, familiares, vizinhos e colegas. Se você é um fotógrafo e seus amigos têm filhos que estão se formando ou se casando, se ofereça para tirar fotos a um preço abaixo da cobrada pelos profissionais. Incentive seus amigos a espalhar o seu negócio e a fazer cartões de visita para agilizar seu marketing boca a boca.