Aprenda a construir um plano de negócios voltado para a indústria de alimentos

Aprenda a construir um plano de negócios voltado para a indústria de alimentos

9 September, 2017

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Muitos empresários do setor alimentício ficam atolados com conselhos tradicionais sobre o processo do plano de negócios e acabam perdendo de vista sua ideia.

Quando você está pensando em uma deliciosa nova especialidade de alimentos ou produtos de bebidas para construir um negócio, você deseja chegar à viabilidade de sua ideia, o que significa o sucesso que pode ser. A viabilidade é o primeiro passo na sua jornada empresarial alimentar, porque nem todas as ideias são oportunidades.

Uma ideia é apenas uma oportunidade quando o consumidor vê seu produto na prateleira dos supermercados ou em um restaurante pela primeira vez.

Então, quanto mais cedo você tiver uma ideia que tenha sido avaliada como viável, quanto mais cedo você começar, mais rápida e maiores serão as chances de sucesso. Insira um plano de negócios completo nesta ideia.

Construindo seu plano de negócios para alimentos

O empreendedor de alimentos ao desenvolver e pensar claramente sobre uma ideia de negócios, tende a seguir uma estrutura que o obriga a colocar o essencial em uma página. O pensamento por trás disso é se você não consegue chegar a uma página, você não poderá articular claramente sua oportunidade para outras partes interessadas, como empresas associadas, potenciais investidores, bancos e compradores de varejo.

Aqui estão os elementos essenciais que entram neste planejamento:

-Resumo do negócio

Gestão

-Problema do cliente

-Produto/serviços

-Mercado alvo

-Clientes

-Leis sobre alimentos

-Estratégia de vendas/marketing

Em vez de dar detalhes genéricos sobre os elementos essenciais, crie uma empresa hipotética para mostrar esse plano em funcionamento.

Você pode não conseguir completar cada área do plano em sua primeira tentativa. É mais importante que você tenha este primeiro rascunho o mais completamente possível antes de gastar R$ 0,01 com a sua ideia de um novo alimento para sua empresa.

O mais importante é que você conheça e aborde cada um desses elementos com profundidade. Por exemplo: o que se passa em relação as certificações e leis vigentes sobre alimentos aqui no Brasil, ou no país em que for abrir a empresa. Principalmente, sobre o tipo de alimento que você irá vender. Se você pretende atingir um público-alvo internacional exportando seu produto, você deverá estar ciente se um país ou região permitirá ou não você vender determinado alimento.