Quatro indicativos que o seu empreendimento pode dar errado

Quatro indicativos que o seu empreendimento pode dar errado

11 September, 2017

De tempos em tempos, toda empresa precisa realizar uma avaliação da saúde financeira do empreendimento. Compreender de maneira clara as finanças auxilia no planejamento e assim, a chegar ao sucesso de maneira mais fácil.

Algumas questões como uma análise diária dos negócios, agilidade para sair dos problemas e criatividade são essenciais na hora de começar um negócio e ao longo do empreendimento, quando as dificuldades vão surgindo. Prestar atenção nestes sinais é imprescindível para ser bem sucedido.

Um indicativo importante que também pode demonstrar como o empreendimento pode dar errado é a lucratividade, qual o percentual de lucro em relação ás vendas. Caso a lucratividade esteja negativa, o negócio está dando prejuízo, para sair desta situação é necessário executar um plano de emergência para se recuperar, por isso ter um capital de giro é essencial.

Caso você necessite recorrer de maneira frequente ao capital externo, é bom prestar atenção, pois também pode ser outro indicativo. Empréstimos excessivos demonstram a situação do empreendimento, e para fazer uma boa análise é necessário avaliar se existe um custo fixo elevado ou se tem um estoque mal gerido que demora para sair.

O Ticket médio é um fator imprescindível para os varejistas, já que ele analisa o valor médio de venda por cliente, que pode ser feito por hora, dia ou até mesmo por vendedor. Caso o ticket médio de 20 reais consiga subir para 21, já haverá um aumento de 5% a mais no faturamento mensal. A maneira mais prática de aumentar este indicador é ofertar um número maior de produtos.

Por fim, a taxa de conversão também é um fator relevante, já que se tem muitas pessoas entrando no empreendimento, mas poucas comprando, alguma coisa está estranha. Para que este indicador consiga subir, é necessário realizar um bom treinamento com a equipe, para atrair um maior número de clientes. As taxas de conversão não costumam ser muito altas no varejo, elas costumam ter um resultado maior nas lojas de rua.